Cuide-se: você é prioridade!

Em qualquer fase da vida, em qualquer tempo, bons relacionamentos protegem nossa saúde mental e promovem o nosso bem-estar. Mas, infelizmente, com o isolamento social está um pouco mais difícil a interação com todos que nos fazem bem, nos dão o apoio necessário, e nos dão a sensação de proteção, pelo menos no modelo que conhecíamos antes, o presencial. 

Isso nos atinge em cheio, já que pessoas que estão mais conectadas socialmente são mais felizes, fisicamente mais saudáveis e vivem mais.

Diante desta nova realidade é mais do que nunca necessário avaliar o relacionamento que mantemos conosco, pois ele é crucial para termos uma boa saúde mental neste período de isolamento, como em qualquer outra época.

Ser gentil conosco regularmente é uma das melhores coisas que podemos fazer por nós neste momento.

Cuidar de nós é muito importante. Somos prioridade. Por isso, gaste tempo consigo e invista de 15 a 30 minutos todos os dias fazendo algo que goste e te anime.

Se seu “crítico interno” ou outra pessoa apontar suas “falhas” tente analisar a verdade da situação, sem julgamentos apenas observando os fatos reais. E se perceber que falhou,  tropeçou ou quando sentir que fracassou, não se machuque. Aja como se você fosse seu próprio melhor amigo: seja gentil e solidário (as vezes temos a estranha mania de ser duros conosco e gentis com os outros).

E no fim do dia, faça algo pra relaxar. Ouça uma música, veja o pôr do sol, ligue para um amigo, faça atividade física, se embale numa rede ou beba uma taça de vinho, ou seja, não importa o que faça, mas faça algo.  E agradeça pelo dia vencido. 

Boa semana! 

Lá vem o sol

Com o isolamento social, o que antes evitávamos, tomar sol, ganhou atenção inversa. Hoje o alerta é para que todos peguem sol pelo menos 3 vezes na semana, por no mínimo15 minutos, entre 11h e 13h, quando a incidência dos raios é maior.

É que a falta da luz solar por períodos prolongados pode afetar nossa saúde física e mental. É com a ajuda do sol que nosso corpo produz vitamina D. Importantíssima pro nosso sistema autoimune. 

Além disso, a vitamina D auxilia na absorção de cálcio e tem um papel importante no equilíbrio do açúcar no sangue.


Importância da Vitamina D

A falta da vitamina D está relacionada ao risco de problemas cardíacos, osteoporose, alguns tipos de câncer, doenças autoimunes como esclerose múltipla e diabetes, gripes e resfriados. Segundo matéria publicada na revista Boa Forma, a falta dela está associada também a um aumento de até 75% no risco de depressão em pessoas com idade acima de 50 anos, de acordo com um estudo realizado na Irlanda e publicado no Journal of Post-Acute e Long-Term Care Medicine, em 2018.

A vitamina D X Covid

Como a vitamina D é uma grande aliada do Sistema imunológico, responsável pela defesa dos nosso organismo, ela é imprescindível no combate ao Covid 19. 

Entretanto, apenas 10% dela pode ser adquirida via alimentação, o restante é produzida com a luz solar ou o consumo de suplementos, sendo que este último traz um perigo eminente. O consumo além do necessário ao corpo, pode trazer sérios riscos a saúde do nosso organismo.

Abra as janelas

Deixe o sol entrar pelas janelas de sua casa ou apartamento, se elas forem de vidro é preciso abri-los também, pois o vidro bloqueia os raios UVB necessários pra ativar a vitamina. 

Se você tem quintal ou sacada, que tal colocar uma cadeira e aproveitar esses minutos para colocar a cara no sol. 

Gestão do tempo

Você já reparou que quando deixamos as tarefas se avolumarem ficamos angustiados e com a sensação de urgência, o que acaba nos deixando irritados?

Por isso fazer a gestão correta do nosso tempo melhora nossa produtividade. Pois, tira de sobre nossos ombros a pressão normal que a urgência causa, aliviando a tensão e, consequentemente, o estresse e os níveis de cortisol.

Gestão do tempo II

A gestão do tempo nada mais é que administrar nosso tempo de modo a ter uma vida organizada, facilitando assim a execução das tarefas que nos propomos e possibilitando que tenhamos tempo suficiente para viver de forma plena todas as áreas de nossas vidas, sem que uma seja renegada em função de outra. 

Segundo Crhistian Barbosa, autor do livro Tríade do tempo, dividimos nosso tempo em realizar três tipos de ações: as importantes, as urgentes (aquelas que não foram feitas no tempo correto) e as circunstâncias. Sendo que estas últimas são aquelas que não gostamos de fazer e se não fizermos não irão gerar problemas significativos em nossas vidas. São ações que outras pessoas podem fazer por nós. 

Gestão do tempo III

O problema é que a má administração do nosso tempo acaba fazendo com que quase tudo se torne urgente. Precisamos gastar mais tempo com o que é importante, menos com as urgentes e quase nenhum tempo com as tarefas circunstâncias. 

Para isso é necessário organização e planejamento. E nada de planejamento diário. Você organizar sua vida pelo menos de três em três dias. E o mais importante, cumprir o que você definir nela. 

Gerando hábitos saudáveis 

Uma alimentação saudável não precisa ser sinônimo de restrição e sofrimento. Mas para isso, é preciso tomar alguns cuidados e desta forma iniciar o processo de geração de hábitos saudáveis. 

O primeiro passo é organizar um plano alimentar semanal.

Fazer uma lista de compras, para conseguir ter sempre refeições diversificadas e ricas em produtos naturais.

Na lista não pode faltar alimentos naturais. Evite o excesso de produtos industrializados e principalmente aqueles ultraprocessados.

Inclua frutas e verduras em seu dia a dia e, qdo possível, os consuma com casca e bagaço para aproveitar melhor todos as vitaminas e propriedades das mesmas.

Procurar optar por carnes magras, sem gordura aparente e preferencialmente cozidas. 

Um prato colorido, que agrada aos olhos, significa uma boa variedade de alimentos e, portanto, de nutrientes. Essas sugestões já garantem um bom começo e a saúde agradece.

Publicado por elatem50

Jornalista, advogada, adepta da vida saudável, da prática esportiva. Assina 🗞 Coluna de bem-estar no @jornalopiniao #⃣ #ElaTem50

2 comentários em “Cuide-se: você é prioridade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: