
É home office, é casa, é roupa, é acompanhar as crianças nas aulas, é ficar longe de quem se ama, é ter medo de sair de casa, é tanta coisa que faz parte deste novo normal, como muitos falam que haja saúde mental para aguentar o tranco.
O estresse vai lá pra cima muitas vezes e o cortisol, hormônio que ajuda a controla-lo vai lá pra cima, prejudicando a saúde e dificultando o emagrecimento.
Neste caso, é importante manter-se emocionalmente harmonizado e manter seu equilíbrio, ainda que a situação seja difícil.
Lembre-se, o dia começa quando acordamos e o desenrolar dele depende de todos os detalhes a partir do momento que abrimos nossos olhos. Então, comece o seu dia de uma maneira saudável.
Que tal uma música relaxante durante seu café da manhã?
Procure se colocar no lugar do outro, todo mundo tá nessa e o outro pode não estar tendo um dia tão bom quanto o seu, tenha empatia quando o “bicho pegar”.
E tenha calma, independentemente da situação. Com as emoções sob controle é mais fácil lidar com situações inesperadas.
Palavras atraem situações negativas, portanto, seja otimista e desta forma ajude a equilibrar e harmonizar o ambiente.
Na cultura oriental, a respiração há milênios é usada como ferramenta de controle emocional. A própria ciência já declarou que ela é capaz de reorganizar as emoções e trazer controle a mente em momentos de estresse.
Pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que um pequeno grupo de neurônios localizado no tronco cerebral é quem mantém o equilíbrio entre a respiração e a atividade cerebral, responsável pelas sensações de agitação e de calma.
Agora que sabemos disso, podemos tirar ainda mais proveito da descoberta. Aprendendo a controlar a maneira como pensamos e como sentimos. E a frase que virou meme e ganhou a rede social das mais diversas formas: “inspira, expira, não pira” pode ser o manual. Para isso é necessário primeiramente prestar atenção em algo tão natural que muitas vezes deixamos passar desapercebida, nossa respiração. E usá-la para controlar nossa mente ditando o ritmo de atividade do nosso corpo.
Boa semana!
Momento Nutri
A nutricionista e digital influencer, Maxine Silva (@silvamaxine), resolveu usar o seu potencial de influenciadora para disseminar conhecimento sobre alimentação saudável. Usando todo seu conhecimento técnico de nutricionista, ela realiza nas noites de domingo o quadro Meus Momento Nutri, em seu Instagram, que tem mais de 50 mil seguidores.
Conversei com ela e perguntei qual o objetivo d o quadro. Simpática como sempre foi comigo, ela não mandou conversa e foi logo dizendo a que veio.
“Tem como objetivo levar informação e ensinar o público a fazer escolhas saudáveis na hora de se alimentar. Além de reforçar a importância deste profissional no momento em que se decide levar um estilo de vida que favoreça a saúde e o bem-estar. O quadro voltou a acontecer recentemente, tendo em vista o momento pelo qual estamos passando e a necessidade de priorizarmos nossa qualidade de vida.”

Convidados
Maxine responde ela mesma dúvidas dos seguidores ou conversa com um nutricionista convidado. No último domingo, ela falou sobre mitos e verdades da nutrição. Se você não assistiu, seguem abaixo as 10 valiosas dicas.
- Dieta detox – Não existe dieta detox que venha de fora do corpo. É o fígado que faz esse trabalho. É claro alguns alimentos trazem benefícios para o nosso corpo e trazem nutrientes por nosso organismo e ajudam ele a funcionar bem, mas é só até aí.
- Glúten e lactose – Só quem precisa cortar é quem tem intolerância ou doença celíaca (no caso do glúten). Tirar esses alimentos só emagrece por que você faz com a retirada uma restrição calórica, já que eles estão presentes em muitos alimentos. Em alguns casos faz até mal cortar se você não tiver necessidade disso.
- Água com limão em jejum – E aí, emagrece mesmo? Alcaliniza o sangue? Não! Água com limão em jejum não faz nada além de fornecer doses de vitamina C, que você pode adquirir em outros alimentos também. Meu conselho: quer tomar, toma! Mas sem neuras.
- Sucos – Não fazem mal, mas dê preferência o consumo das frutas, pois junto com o sumo delas vão as fibras também.
- Líquidos durantes as refeições – Eles adicionam açúcar a sua refeição e isto aumenta a quantidade de calorias, portanto, se você gosta de beber algum líquido junto com sua refeição tome água. Não prejudica a digestão, não engorda. Refrigerante zero açúcar – Contem outros adoçantes. É um produto ultra processado cheio de aditivos que fazem mal a saúde. Só trazem malefícios e são ricos em sódio, que pode aumentar a nossa pressão arterial. Se você é viciado em refrigerante. Consuma uma vez na vida.
- Adoçantes – Temos naturais e os artificiais. Não existe estudos relacionados ao consumo de adoçantes em longo prazo. Então o ideal é consumir em pouca quantidade. Reduza o uso aos poucos até que seu paladar se acostume com a inexistência do açúcar.
- Jejum intermitente – É uma estratégia super válida, mas não tem nenhum benefício a mais do que uma alimentação equilibrada. Não funciona para todo mundo. Procure um nutricionista para que ele monte seu plano.
- Comer a noite engorda? – Tudo depende da dieta como um todo. Se você parar de comer as 17h, e passar o dia comendo de forma não saudável de nada adiantou. Comer a noite não engorda, não faz mal, não faz bem.
Conselho de uma curiosa
Excelentes colocações foram feitas pela nutricionista. Em menos de 8 minutos, ela ensinou coisas que eu passei anos para aprender buscando muito conhecimento, lendo muito e seguindo bons profissionais de nutrição. Por isso contribuo com algumas curiosidades que eu aprendi ao longo do tempo e que complementam o que ela disse. Mas lembrando: é um nutricionista quem vai lhe ajudar a ter uma dieta saudável.
Meu mais importante conselho: cuide do seu fígado!!!! Suplementos, remédios e um monte de coisa que estão aí no mercado podem lhe prejudicar ao invés de lhe ajudar. A indústria existe para ganhar dinheiro e o marketing existe para lhe fazer comprar.
Um livro maravilhoso que abriu meus olhos foi “Sal, açúcar e gordura. Como a indústria alimentícia nos fisgou”. Super indico!

Outra dica, farinhas brancas e leite possuem maior possibilidade de causar inflamações em nosso organismo, por que infelizmente são muito modificados na atualidade. Então consuma com moderação.
Coma fruta junto com a refeição, em forma de sobremesa. Isso ajuda a manter a não termos picos glicêmicos, que nada mais são, a grosso modo, picos de açúcar no sangue. O que nosso corpo não usa vira gordura localizada. (risos)