Tudo vale a pena!

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

O lindo poema de Fernando Pessoa, Mar Português, é pouco conhecido na sua totalidade. Porém uma de suas frases, “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”, já inspirou milhares.

Se olharmos atentamente a estrofe que vem após a frase temos uma bela lição para vida: para ir além do que vão os medianos, para se tornar um desbravador, quebrar barreiras, é preciso passar além da dor. Pagar o preço da conquista.

Quantas vezes desistimos de sonhos e projetos porque é mais fácil ficar na zona de conforto?! Depois olharmos para trás arrependidos, mas em algumas vezes não é possível recomeçar de onde paramos.

Não sou muito de olhar para trás e remoer meus erros, salvo para tentar acertar o prumo, mas jamais para lamentar o que poderia ter feito ou tido se fizesse diferente. O tempo não volta e acho perca de tempo fazer isso já que não posso corrigi-los.

Mas é claro que já me peguei pensando e se…

Estamos há poucos meses de concluir 2020, mais precisamente o último trimestre do ano. Se até agora você não planejou minimamente 2021 está na hora.

Não seja daqueles que ficam no cais vendo os navios zarparem com aventureiros e retornarem com conquistadores de um novo mundo. Faça seu plano de navegação, prepare as velas e os mantimentos é hora de colocar o barco na água e seguir rumo a futuro que você deseja.

Lembre-se do que diz o poema de Fernando Pessoa: “Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu.”

Boa Semana!

Global Energy Race

A quinta edição da Global Energy Race, corrida de rua promovida pelo Grupo Bimbo, que entre outros produtos produz o pão pulman, teve suas inscrições encerradas no último domingo. Este ano, diferente das versões anteriores, a corrida foi virtual o que possibilitou que atletas de corrida de rua em cidades onde o evento não acontecia antes participem.

Prova beneficente

A prova é conhecida pelo seu caráter beneficente, além de incentivar a adoção de hábitos saudáveis. As inscrições ocorrem de forma gratuita, mas possibilitam que a cada quilometro percorrido por seus participantes duas fatias de pão sejam doadas em todo o mundo. Nota dez para a iniciativa.

Intestino preso?

Uma alimentação saudável é primordial para que seu intestino funcione bem, mas os exercícios físicos também colaboram para que isso ocorra. Isso porque a cavidade abdominal é composta por músculos e os movimentos da atividade física ajudam a estimular a região.

Sucção neles

A respiração profunda é um dos exercícios que ajudam no bom funcionamento do intestino, a rotação abdominal de um lado para o outro também auxilia, mas o queridinho do momento a sucção (aquele exercício de puxar a barriga pra dentro até formar uma cavidade no meio da barriga) é altamente eficaz.

Saudável e fit é a mesma coisa?

Muita gente acredita que comer saudável é a mesma coisa que comer produtos fit, pois saiba que não é. A alimentação fit é aquela com baixa caloria, seja corte de gordura, de carboidrato ou de açucares. Nesta alimentação o foco é a estética. Os adeptos procuram o emagrecimento e o aumento e definição muscular na maioria das vezes. Já na alimentação saudável, o foco é a saúde. A ideia aqui é comer de forma variada, equilibrada e sem muitas restrições. O objetivo é consumir todos os nutrientes importantes: proteínas, carboidratos, fibras, gorduras “do bem”, vitaminas e minerais.

De volta a rotina

A pandemia deixou muita gente fora da rotina de treino e agora com o retorno das academias e a liberação das atividades a maioria corre atrás do prejuízo. Mas você sabe qual o tempo que leva para você perder massa magra? Ganhar é difícil, mas perder é rápido.

Em 15 dias, os músculos já começam a enfraquecer e ocorre perda de resistência. A partir de 30 dias de pausa, ocorre uma perda maior de força e de capacidade de circulação sanguínea.

Por isso, vale destacar que a retomada do treino – após dias ou mesmo semanas sem prática – não é tão simples quanto parece e precisa ser feita gradativamente. Estima-se que o organismo demora cerca de 3 a 4 semanas para recuperar completamente a rotina de exercícios.

Publicado por elatem50

Jornalista, advogada, adepta da vida saudável, da prática esportiva. Assina 🗞 Coluna de bem-estar no @jornalopiniao #⃣ #ElaTem50

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: